O que é empreendedorismo

Todo Mundo Sabe O Que É Empreendedorismo

O que é empreender?
Quando buscamos definir o que é empreendedorismo, percebemos que não é algo novo ou um modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza.
Ao pesquisarmos, encontramos as mais variadas definições; a maioria delas com uma conotação mais empresarial, sendo relacionada a criação de uma empresa ou um produto.

Mas empreender não é uma atividade empresarial apenas.

Ela vai muito além, transformando vida de pessoas, comunidades, regiões, cidades e países; sendo portanto um fenômeno social.

Pode-se dizer que o empreendedorismo é a melhor arma contra o desemprego

Segundo Timmons (1994)

o empreendedorismo é uma revolução silenciosa que será para o século 21 mais do que foi a revolução industrial para o século 20

Mas afinal de contas, o que é empreendedorismo?

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, abaixo estão algumas definições dadas por grandes empreendedores brasileiros e estudiosos.

Uma definição que eu acho muito legal é

Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda

Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn.

Uma definição bem simples e abrangente é dada por Louis Jacques Filion:

Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões

O economista austríaco Joseph Schumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios.

Fernando Dolabela, em seu livro O Segredo de Luísa, define o empreendedor com

aquele que sonha e procura transformar seu sonho em realidade”

Abilio Diniz, Grupo Pão de Açúcar:

Empreendedor não deve ter sonho, tem que ter meta. Ele não é um cara que briga, faz negócios. Brigar é coisa de namorados.”

Wellington Nogueira, Doutores da Alegria:

“Empreender é gostar de encrenca. Sair na chuva e se molhar, ajoelhar e rezar.”

Romero Rodrigues, BuscaPé :

“Empreender é acreditar no impossível. Se você quer empreender e está perseguindo uma ideia, não conheço nenhuma palavra que possa provocar e trazer mais sucesso, realização e felicidade do que a palavra impossível.”

Pedro Passos, Natura:

“O empreendedor é apaixonado por uma ideia e corre atrás dela. Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa.”

Ricardo Buckup, B2 Agência:

Empreender é correr risco, é liberdade, é autonomia, é desafio e é demais. É saber que, seja no negócio, na família ou em uma empresa, você não fica na zona de conforto. É buscar outro desafio não só nos negócios, mas na vida.”

Salim Mattar, Localiza:

Empreendedores de verdade são aqueles que vencem em um ambiente hostil.”

Arnold Correia, SubWay Link:

Empreender é acreditar no seu sonho, fazer com que mais pessoas acreditem nele e transformar tudo isso num sonho de um monte de gente. Sozinho fica pequeno. Tem que ser em time.”

Diego Martins, Acesso Digital:

Empreender é justamente acreditar que não existe limitador algum para você fazer aquilo que sonha. E, para ter força, você precisa se inspirar em coisas que superou no passado.”

Wagner Furtado, Cash Monitor:

Empreender é fácil. Continuar empreendendo é que é difícil. É simples ter uma iniciativa inovadora. Agora, quebrou? Vai de novo. Quebrou novamente? Tenta de novo. É aí que sobra só quem aguentar mais paulada. Empreender é aguentar paulada.”

Valério Dornelles, Tecno Logys:

Empreender é ter vontade de realizar. É você não ficar contente em apenas ter ideias, e sim de colocá-las em prática.”

Rodrigo Azevedo, Comunique-se:

Empreender é insistir. É ter muita gana, muita vontade de fazer acontecer, não se cansar e acreditar nesse sonho. Deveria ser a primeira opção de emprego para todas as pessoas.”

Bento Koike, Tecsis:

Empreender é curtir muito encontrar uma solução para algo que está te importunando. Se essa for uma solução que você bolou, não copiou, ela é o grande incentivador do espírito empreendedor.”

Wilson Poit, Poit Energia:

O empreendedor não tem vergonha de tentar e ter atrevimento para querer coisas maiores. Ele sabe que o ‘não’ ele já tem garantido.”

Rodrigo Teles, ex-diretor-geral da Endeavor Brasil e diretor da Fundação Estudar:

“Empreendedor é quem tem um sonho apaixonante, uma fé inabalável, e se joga de cabeça!”

E pra você? Qual a sua definição de empreendedorismo?
Comente aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *