Como Deixar Seu Emprego e Se Tornar Um Empreendedor Digital

Se você está lendo isto é porque percebeu que ter um emprego não é pra você.

Você está pensando em deixar seu emprego mas tem medo de deixar a segurança, estabilidade e a familiaridade que ele te proporciona. Eu sei. Eu já estive nessa. Mas vou tentar te ajudar a descobrir como deixar seu emprego e se tornar um empreendedor digital de sucesso.

Emprego - Como perder o medo de deixá-lo para empreender
Emprego – Como deixá-lo para empreender

É assustador fazer a transição de empregado para empreendedor. Nessa hora sobram dúvidas, incertezas, pessoas que tentam te “ajudar” a desistir da idéia. E falta coragem, determinação e capital. Muitas vezes parece que você está sozinho nesta.

Mas o simples fato de você estar pensando em deixar seu emprego para empreender já é um sinal que você é um empreendedor. É sinal que você é um inconformado com a sua atual situação; com a sua maneira de ver as coisas. É sinal que você tem uma idéia, uma solução que pode ajudar não só você com o seu sonho mas também com o sonho de muita gente. E eu desejo que isto permaneça em você até o momento em que decida deixar seu emprego e se tornar um empreendedor. O empreendedorismo transforma, e é isso que eu desejo a você. Que você seja transformado.

Dicas Para Deixar Seu Emprego

Preparei algumas dicas que vão te ajudar a dar o próximo passo rumo à vida de empreendedor. São dicas baseadas em minha experiência como empreendedor. Um empreendedor que já errou e acertou, mas descobriu como deixar seu emprego para se tornar um empreendedor digital e começou a ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Tenha Pilares de Suporte

A família é seu principal pilar. Envolva-a nas suas decisões, pois todos serão afetados.
Seus amigos também são importantes neste processo. Se você não tem um apoio você deve começar a se envolver mais com pessoas que apoiem sua decisão e que acreditam em sua idéia.

Não estou aqui dizendo para abandonar suas amizades e assinar os papéis do divórcio. Você precisa se cercar de pessoas que entenderam a sua idéia e que podem te motivar e ajudar também a envolver seus familiares e amigos.

Empreendedores que deixaram um emprego estável e empreenderam são uma ótima fonte de inspiração e suporte. Converse com estas pessoas. Você vai perceber que seus medos e dúvidas são perfeitamente normais e que no final você estava correto nas suas decisões. Eu posso te ajudar se o assunto for empreendedorismo digital. Hoje eu me tornei um empreendedor digital e estou ganhando dinheiro trabalhando na internet.

Não Espere o Momento Certo

Na verdade, o momento certo não existe! Pode parecer duro demais ler isto mas é a realidade. As condições ideais para largar seu emprego e começar a empreender nunca vão aparecer. Porquê? Porque você sempre vai arrumar uma desculpa para justificar seus medos. Riscos e incertezas são inerentes ao empreendedorismo, mas seu desejo de empreender tem que ser maior.

Empreenda Parcialmente

Uma maneira de adquirir segurança para deixar seu emprego e empreender é iniciar um negócio fora de seu horário de trabalho. Existe uma série de negócios que você pode montar que podem funcionar fora do horário comercial tradicional. Eu hoje sou um empreendedor digital. Na minha opinião é a melhor alternativa pra você que quer empreender parcialmente, pois existe a possibilidade de você deixar tudo em piloto automático, sem precisar de sua supervisão constante. Inicialmente você terá que dedicar um certo tempo para iniciar o negócio, mas depois tudo flui mais facilmente.
Caso se interesse, tem um e-book gratuito que te ensina a montar um negócio online que vai permitir você ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Em termos de tempo para o sucesso de seu negócio, esta alternativa pode ser mais demorada, porém é uma forma de fazer a transição do mundo do emprego para o mundo do empreendedorismo sem maiores problemas.

Você também pode aproveitar este momento em que você ainda tem um emprego e começar o se Plano de Negócio.

Caso você não saiba elaborar um Plano de Negócios, eu te aconselho a ler o livro O Segredo de Luísa, de Fernando Dolabela. Nele você vai encontrar um roteiro completo para elaborar seu plano de negócio e também conhecer a história de Luíza que também teve que enfrentar vários desafios para empreender.

Fuja de Sua Zona de Conforto

A vida começa fora de sua zona de conforto. Sair de lá é uma das melhores atitudes que você pode tomar para melhorar sua vida. Comece fazendo coisas que te apavoram. Você tem medo de vender um produto a estranhos? Comece a ir atrás deles para vender. Tem medo de “networking”? Inscreva-se em um evento para fazer networking.

No momento em que você criar coragem para enfrentar coisas que te causam medo, você também vai criar coragem para se demitir de seu emprego.

Reforce Sua Confiança

Muitos falham ao tentar ser empreendedores porque tem dentro deles a dúvida se são capazes ou inteligentes. Alimentar isso dentro de você é uma das piores coisas que você pode fazer consigo mesmo. Isso aumenta em você o medo de largar o emprego.
Confiar em você vai fazer a diferença entre um empreendedor que falha e um que vence. Seu mindset é muito importante neste momento.
E como você faz para aprimorar sua mentalidade empreendedora?

1-Leia, leia e leia

Informação é o combustível da evolução. A ignorância aumenta o medo. Quanto mais sabemos menos tememos.
Quando você lê blogs como o Empreenda a Mente e livros, você tem contato com informações e pessoas que tornaram real idéias parecidas com as que você tem agora. Conhece empreendedores que foram lá e realizaram.
Livros como Trabalhe 4 Horas por Semana de Tim Ferris, A Startup de $100. Abra o Negocio dos Seus Sonhos e Reinvente Sua Forma de Ganhar a Vida de Chris Guillebeau e Poder Sem Limites (links de afiliado) de Anthony Robbins são uma ótima sugestão para começar.

2-Converse, converse e converse

Comunicação é a chave. Aprenda a perguntar, pedir conselhos e opiniões a empreendedores que largaram seu emprego para prosperar. Talvez um dia seja você quem dará conselhos a alguém.

Esteja Preparado Pro Que Der e Vier

Como disse anteriormente, incertezas e riscos são inerentes ao empreendedorismo. Um Plano de Negócio bem elaborado vai te ajudar a fazer a transição entre a vida de empregado e a de empreendedor. Mas não só isso. Ele também poderá ser útil caso tudo dê errado. E isso não é um problema.

Talvez você não ganhe dinheiro com seu negócio. Ele pode não decolar. O que você vai fazer? Procurar um novo emprego? Estar mentalmente preparado para um fracasso é uma maneira poderosa de olhar o empreendedorismo sob uma nova lente e de combater o medo inerente.

Caiu? Levanta!

Ninguém é imune ao fracasso. Somente errando que se aprende. Isso fará de você um obstinado pelo sucesso em seu negócio. Tudo que você precisa é de uma boa quantidade de foco e muita paixão para se manter no caminho certo. Só assim você vai parar de adiar seu sonho de ser empreendedor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *